Ambiental
MENDONÇA +VERDE
Além de fornecer sacolas oxibiodegradáveis para a conclusão das compras, o Mendonça também incentiva, entre seus clientes, a utilização de sacolas retornáveis.
Numa iniciativa de conscientizar e reduzir o uso das sacolas plásticas, em Junho de 2024, os Supermercados Mendonça lançaram o programa Mendonça+Verde.
Uma das ações do programa foi a criação da Ecobag “Mendonça+Verde”, sob o slogan "Cada sacolinha a menos importa" - uma sacola de tecido que pode ser facilmente reutilizada e substituída como sacolas plásticas na finalização das compras.
A utilização de sacolas plásticas em supermercados sempre foi um assunto polêmico, mas essa discussão nunca deixou de ser importante, considerando o impacto que causa ao meio ambiente. Segundo uma das últimas pesquisas da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), no Brasil, estima-se o consumo de 15 bilhões de sacolas plásticas por ano.
A proposta do Mendonça+Verde é de todos os anos, no período que antecede o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de Junho, propor novas ações de conscientização para a redução do impacto negativo ao Meio Ambiente.
O Mendonça entende que a conscientização deve partir de dentro para fora, portanto, além da Ecobag, para o lançamento do programa, também foram ministradas palestras entre os colaboradores pelo professor Joaquim Gilberto de Oliveira, que trabalha com análise de contaminantes ambientais e é docente na Universidade São Francisco, nas áreas de química, bioquímica, entre outras.
O Professor Joaquim esclareceu que alguns tipos de sacolas podem produzir substâncias tóxicas durante sua composição, poluindo o meio ambiente, e enfatizou a importância e a relevância dessa conscientização e um pouco do que mais podemos fazer enquanto indivíduos, na sociedade.
RECICLAGEM, DESCARTE RESPONSÁVEL, ECONOMIA DE ENERGIA
Por meio de parceiros, o Mendonça também promove a reciclagem de papéis e papelão e o descarte do óleo vegetal utilizado na cozinha. Também contribui com a economia de energia, pela sustentação de geração em horários de pico e utilização de lâmpadas de LED, que em relação às práticas, além de terem maior durabilidade, podem gerar economia de até 55,5 W/hora.
Social
O Mendonça entende que a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência deve ser uma iniciativa de toda a sociedade, e contribui com essa especificamente contratando deficientes para atuarem, por exemplo, na organização de setores como a perfumaria. Há também caixas especiais para atendimento a deficientes, idosos, grávidas, pessoas com criança de colo e idosos.
Foi um dos primeiros supermercados da Região a se posicionar em relação à pandemia do novo Coronavírus, disponibilizando aos clientes informações úteis por meio de cartazes e avisos na rádio indoor, dispensadores de álcool em gel, protetores de policarbonato nas caixas, entre outras ações. Nesse período, também lançou o Minuto Mendonça Saúde, em parceria com um profissional de Educação Física, para informar os clientes por meio das mídias sociais, dicas sobre exercícios físicos para serem feitos em casa e brincadeiras em família, inclusive com reaproveitamento de material reciclável para confecção de brinquedos.
O Mendonça promove e apoia atividades culturais e recreativas, principalmente relacionadas com instituições beneficentes, escolas públicas, lojas, artistas locais, entre outras entidades do Município.
Apoia, por exemplo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul, aderindo às campanhas internacionais de conscientização contra o câncer de mama e de próstata, em parceria com instituições de saúde e organizações não governamentais.